BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

AULA PREPARATÓRIA PARA O ENEM NO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA

Por: Juliana Soledade

  A educação tem sido um projeto desafiador para como promessas de ressocialização para detentos da Unidade Prisional de Itabuna que funciona em cogestão com a empresa Socializa. Nesta terça-feira, 25/10, foi realizado um “aulão” preparatório com o Professor Jorge Portugal para uma média de 100 internos. Com o objetivo de qualificá-los para o exame ENEM. Este tipo de evento é produzido pela Unidade Prisional de Itabuna juntamente com a superintendência de ressocialização para alunos que já concluíram o ensino médio ou que estão cursando na Unidade.
  Já é possível enxergar frutos desse trabalho, afinal após o início do projeto de aulas intensivas para o Enem já foram possíveis quatro aprovações na UFBA, dentro da própria Unidade de Itabuna existe um aluno destaque com 900 pontos no Enem, sendo aprovado em dois cursos de graduação e a expectativa é aumentar este número a cada exame.
  O superintendente Dr. Luiz Antônio assegurou que haverá empenho do Estado conjuntamente com a Unidade, afirmando com atitudes como essa é possível devolver o indivíduo a sociedade sem repetir delito, além da possibilidade de profissionalização com a capacitação de mão-de-obra como forma de minimizar a reintegração do preso no mercado de trabalho.
 Já o Professor Jorge Portugal destaca a educação como a melhor oferta em face ao delito, sendo a forma de ressocialização mais eficiente perante o indivíduo. Lembrando que é preciso abandonar os preconceitos preexistentes e assegurar o direito pelos quais são amparados. Trazendo a verdadeira democratização do ensino superior.
O diretor do Conjunto Penal, Cap. PM Jácome, garante que a socialização de um saber sistematizado, a educação no Sistema Penitenciário tem o desafio de tentar reconstruir o indivíduo do ponto de vista social, moral e ético.
Postagem Anterior Próxima Postagem