A Câmara Municipal de Ibicaraí realizou mais uma Sessão Ordinária, na última segunda-feira, 31 de outubro. Abrindo a Sessão, o presidente Ceone convidou o vereador Pastor Erasmo para fazer a leitura do Salmo 37.
Em seguida, a Tribuna foi cedida para que o professor Osaná Macêdo, docente da UNEB, fizesse uso da palavra. Osaná iniciou agradecendo ao presidente Ceone e ao diretor administrativo Moisés Messias pela oportunidade de trazer para discussão, assuntos que são importantes para o futuro da Nação e que poderão ter reflexos diretos no município de Ibicaraí. Prosseguiu dizendo estar ali sem representar nenhuma causa partidária.
Teceu críticas sobre a Medida Provisória 746, oriunda do Governo Federal, que tem por objetivo eliminar disciplinas como Filosofia, Sociologia e Educação Física do currículo escolar, asseverando que, se tais medidas forem concretizadas, acabarão por prejudicar, principalmente, os alunos das escolas públicas do Ensino Médio.
O professor universitário falou ainda sobre o projeto “Escola Sem Partido”, que, a seu ver, trata-se de uma proposta que limita os professores, permitindo tão somente que os mesmos possam falar sobre o conteúdo especifico da sua disciplina, ignorando questões políticas e ideológicas em sala de aula. Para ele essas medidas deixarão os alunos sem uma devida conscientização.
Em seguida comentou sobre as ocupações que vêm ocorrendo em universidades e escolas públicas na Bahia e demais estados da Federação, ocupações motivadas em protesto à PEC 241, que congela os gastos públicos por muitos anos, com prejuízos para as áreas da Educação e da Saúde públicas. Afirmou que existem outras medidas tramitando no Congresso Nacional que precisam ser observadas com cuidado e encerrou sua fala enfatizando que tais informações precisam chegar a todas as pessoas.
Na sequência, o vereador Osaná Crisóstomo parabenizou o professor Osaná Macêdo pelo discurso anterior e teceu comentários sobre o novo cenário político no Brasil, após as eleições municipais de 2016.
Finalizando a Sessão, o presidente Ceone agradeceu a presença do público e convidou a todos os presentes para retornarem na segunda-feira, dia 07 de novembro, data da próxima Sessão Ordinária.