Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Era manhã de segunda-feira, 09 de dezembro de 2013, na Câmara de Vereadores de Floresta Azul quando a prefeita Dra. Sandra Cardoso e a secretária municipal de Saúde Domilene Borges apresentaram para os presentes a médica cubana Nídia Barrera Escalona, do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. O que seria mais uma formalidade com a apresentação de uma médica (estrangeira) para cidade e a dúvida se daria certo, por conta do idioma, virou uma das mais acertadas ações do atual governo na área da Saúde.
Os últimos três anos foram de muito trabalho, dedicação e simplicidade no exercício de uma profissão. A Dra. Nídia, ou simplesmente a 'Doutora Cubana', literalmente arrebatou a cidade de Floresta Azul, atendendo a todos com a mesma dedicação e carinho, sem hora ou local. Durante o dia a Unidade Básica de Saúde (UBS) Eduardo Bizarria Mamede era o seu local de trabalho, onde a médica trabalhava os dois turnos, de segunda a sexta-feira, totalizando 40 horas semanais. Além disso, nada impedia que a doutora visitasse pacientes em suas residências, ou atendesse as pessoas fora do seu horário de trabalho ou em sua residência. Nídia mostrou para todos, nesses três anos, o lado mais humano e fraterno do ser humano no exercício da sua profissão.
No mês de outubro a prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde, solicitou junto a Câmara de Vereadores o título de Cidadã Florestense para a doutora Nídia, que ainda esse mês estará voltando para o seu país de origem (Cuba), devido ao fim do seu contrato de três anos no Programa Mais Médicos. O pedido foi levado ao plenário da Câmara que por unanimidade concebeu o título à médica.
Estiveram presentes a sessão na Câmara e entrega do título todos os vereadores da Casa, além da prefeita Dra. Sandra Cardoso, a secretária municipal de Saúde, Domilene Borges; o gerente municipal de Cultura, Genivaldo Pereira; parte das equipes de Saúde e Educação do município e dezenas de pessoas que foram prestigiar a ação e se despedir da médica, que irá embora nos próximos dias.
A noite foi de muitas homenagens e agradecimentos, começando pelo professor e gerente de Cultura Genivaldo Pereira que, emocionado, agradeceu toda a dedicação da médica. Em seguida o funcionário da Secretaria de Saúde, Ítalo Amaral, leu um belíssimo texto para a doutora. A secretária de Saúde Domilene Borges não conteve as lágrimas ao falar de Nídia e agradeceu por todo aprendizado deixado pela doutora e a forma simples com que a doutora atendia seus pacientes.
A prefeita e doutora Sandra Cardoso falou com orgulho da colega de profissão. Dra. Sandra elogiou o programa Mais Médicos e em nome de toda a população florestense agradeceu a Nídia pelo legado que ela deixa para o povo e para a Secretaria Municipal de Saúde. Sandra lembrou que a médica cubana, mais que atender e remediar, criou um grande laço de amizade com cada paciente atendido. "Vai ficar desses três anos a saudade e a certeza de uma grande amizade construída com muito trabalho, carinho e amor. Floresta Azul perde uma grande médica e ganha para sempre uma amiga", disse a prefeita.
A médica cubana Nídia Barrera Escalona subiu ao plenário da Câmara visivelmente emocionada e agradeceu a todos pela acolhida e o cuidado da cidade com a sua pessoa. "Foi uma experiência maravilhosa e só tenho a agradecer a todos. Floresta Azul e todos os seus habitantes vão morar para sempre no meu coração", disse Nídia.
Na parte final da sessão alguns vereadores discursaram homenageando a doutora. O presidente da Câmara, Gutemberg Cardoso, finalizou a sessão dizendo três palavras para a doutora: Obrigado! Obrigado! Obrigado! Em seguida foi entregue o Título de Cidadã Florestense para a médica, e por último foi servido um delicioso coffee break para todos os presentes.