BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Médica cubana recebe título de Cidadã Florestense em sua despedida

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

Exibindo 01.JPG
Exibindo 02.JPG  Era manhã de segunda-feira, 09 de dezembro de 2013, na Câmara de Vereadores de Floresta Azul quando a prefeita Dra. Sandra Cardoso e a secretária municipal de Saúde Domilene Borges apresentaram para os presentes a médica cubana Nídia Barrera Escalona, do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. O que seria mais uma formalidade com a apresentação de uma médica (estrangeira) para cidade e a dúvida se daria certo, por conta do idioma, virou uma das mais acertadas ações do atual governo na área da Saúde.
Exibindo 02.JPG  Os últimos três anos foram de muito trabalho, dedicação e simplicidade no exercício de uma profissão. A Dra. Nídia, ou simplesmente a 'Doutora Cubana', literalmente arrebatou a cidade de Floresta Azul, atendendo a todos com a mesma dedicação e carinho, sem hora ou local. Durante o dia a Unidade Básica de Saúde (UBS) Eduardo Bizarria Mamede era o seu local de trabalho, onde a médica trabalhava os dois turnos, de segunda a sexta-feira, totalizando 40 horas semanais. Além disso, nada impedia que a doutora visitasse pacientes em suas residências, ou atendesse as pessoas fora do seu horário de trabalho ou em sua residência. Nídia mostrou para todos, nesses três anos, o lado mais humano e fraterno do ser humano no exercício da sua profissão.
Exibindo 03.JPG   No mês de outubro a prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde, solicitou junto a Câmara de Vereadores o título de Cidadã Florestense para a doutora Nídia, que ainda esse mês estará voltando para o seu país de origem (Cuba), devido ao fim do seu contrato de três anos no Programa Mais Médicos. O pedido foi levado ao plenário da Câmara que por unanimidade concebeu o título à médica.
Exibindo 04.JPG  Estiveram presentes a sessão na Câmara e entrega do título todos os vereadores da Casa, além da prefeita Dra. Sandra Cardoso, a secretária municipal de Saúde, Domilene Borges; o gerente municipal de Cultura, Genivaldo Pereira; parte das equipes de Saúde e Educação do município e dezenas de pessoas que foram prestigiar a ação e se despedir da médica, que irá embora nos próximos dias.
Exibindo 05.JPG  A noite foi de muitas homenagens e agradecimentos, começando pelo professor e gerente de Cultura Genivaldo Pereira que, emocionado, agradeceu toda a dedicação da médica. Em seguida o funcionário da Secretaria de Saúde, Ítalo Amaral, leu um belíssimo texto para a doutora. A secretária de Saúde Domilene Borges não conteve as lágrimas ao falar de Nídia e agradeceu por todo aprendizado deixado pela doutora e a forma simples com que a doutora atendia seus pacientes. 
Exibindo 06.JPG   A prefeita e doutora Sandra Cardoso falou com orgulho da colega de profissão. Dra. Sandra elogiou o programa Mais Médicos e em nome de toda a população florestense agradeceu a Nídia pelo legado que ela deixa para o povo e para a Secretaria Municipal de Saúde. Sandra lembrou que a médica cubana, mais que atender e remediar, criou um grande laço de amizade com cada paciente atendido. "Vai ficar desses três anos a saudade e a certeza de uma grande amizade construída com muito trabalho, carinho e amor. Floresta Azul perde uma grande médica e ganha para sempre uma amiga", disse a prefeita.
   A médica cubana Nídia Barrera Escalona subiu ao plenário da Câmara visivelmente emocionada e agradeceu a todos pela acolhida e o cuidado da cidade com a sua pessoa. "Foi uma experiência maravilhosa e só tenho a agradecer a todos. Floresta Azul e todos os seus habitantes vão morar para sempre no meu coração", disse Nídia.
  Na parte final da sessão alguns vereadores discursaram homenageando a doutora. O presidente da Câmara, Gutemberg Cardoso, finalizou a sessão dizendo três palavras para a doutora: Obrigado! Obrigado! Obrigado! Em seguida foi entregue o Título de Cidadã Florestense para a médica, e por último foi servido um delicioso coffee break para todos os presentes.
Postagem Anterior Próxima Postagem