Mais de mil audiências extras de conciliação de processos trabalhistas estão previstas para serem realizadas durante a 6ª Semana Nacional de Execução Trabalhista, que ocorre em Salvador e cidades do interior da Bahia até sexta-feira (23).
A ação visa reduzir os 178 mil processos já julgados que ainda não foram pagos pelos devedores, por meio de acordo entre patrões e ex-empregados. Quando não há o acordo na fase de execução, outra forma de garantir o pagamento das dívidas é leiloar bens dos devedores. Durante a semana, leilões serão realizados em Salvador e em Simões Filho.
As audiências extras, que tiveram início nesta segunda-feira (19), são realizadas pelas 49 Varas Trabalhistas espalhadas pelo estado e outros órgãos ligados aos Tribunal Rregional do Trabalho (TRT) e envolve apenas as partes já convocadas. Somente no Juízo de Conciliação de 2ª Instância (JC2), na capital, estão previstas 360 audiências. De acordo com o órgão, de janeiro a agosto de 2016, foram recebidos quase 81 mil novos processos trabalhistas e a Semana Nacional de Execução Trabalhista é uma forma mais rápida de solucionar os processos, que podem demorar até seis anos na Justiça até serem julgado.
Na ação realizada em 2015, dos 716 processos, cerca de 419 tiveram conciliação. Ao longo de todo o ano, no entanto, as partes não convocadas para a Semana Nacional de Execução Trabalhista que desejam chegar a um acordo podem tentar a conciliação junto ao TRT. Conforme o juiz do trabalho Júlio César Massa, o pedido de conciliação pode ser feito através do site do Tribunal Regional do Trabalho ou por meio de petição direta no autos do processo. (G1 Bahia)