BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Aderbal Caldas propõe Programa Mãe Adolescente na Escola


Parlamentar disse que objetivo é evitar a gravidez precoce em adolescentes no período escolar
O deputado Aderbal Caldas (PP) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa propondo o Programa Mãe Adolescente na Escola, com objetivo de evitar a gravidez precoce em adolescentes no período escolar. “O impacto adverso da gravidez precoce emerge de forma mais clara quando se examina a relação entre educação, pobreza e maternidade precoce”, diz o parlamentar. 
O deputado observa que a prática sexual está se iniciando cada vez mais cedo entre os jovens, causando maior incidência de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Estas condições na vida de um adolescente que está em período escolar não sustentam o processo educacional formal e acabam interrompendo, temporária ou definitivamente, os estudos. “Segundo pesquisadores que analisaram a situação das adolescentes que estudam e ficam grávidas, 92% das jovens mães abandonam a escola após o nascimento do filho”. 
O parlamentar reitera que a situação pode ser agravada, uma vez que a adolescente se encaixa na relação entre a educação, pobreza e maternidade precoce. “A situação é preocupante e exige do governo do Estado, através da Secretaria da Educação, uma atenção especial às gestantes e às mães adolescentes na escola”, com uma orientação sexual eficaz, incluindo a grade curricular de uma disciplina específica como rege o Programa Mãe Adolescente na Escola, que também garante uma vaga para o filho da jovem estudante em qualquer creche estadual. “Com a certeza de que o seu filho terá uma eficaz e completa assistência numa creche, a mãe adolescente certamente continuará os seus estudos com tranquilidade, pois sabe que o seu filho está em local seguro e sendo bem cuidado”.

Ascom Alba.
Postagem Anterior Próxima Postagem