BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Rosemberg faz audiência com secretário do turismo para discutir projetos


    As demandas e projetos turísticos da cidade de São Francisco do Conde foram apresentadas ao secretário do turismo da Bahia, Nelson Pelegrino em audiência realizada, na quarta-feira (01/04), com o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), o prefeito da cidade, Evandro Almeida (PP). O prefeito esteve acompanhado de seus secretários municipais: Zé Carlos, Marivaldo Amaral e Amarildo Guedes, responsáveis, respectivamente, pelas pastas de turismo; fazenda e desenvolvimento econômico e do assessor especial, Paulo César.
   A cidade de São Francisco do Conde iniciou as obras de um novo atrativo turístico no setor esportivo, o Autódromo Internacional da Bahia, que já tem em sua agenda o 1º Campeonato Baiano de Corrida na Terra, que envolverá diversos clubes de automobilismo, com suas diferentes modalidades esportivas.
   Visando potencializar as atrações nas categorias da história, educação e ecoturismo o grupo dialogou sobre a criação de um Museu/Parque na ilha Cajaíba que funcionaria como um centro de referência em pesquisa e memória da Baía de Todos os Santos.
    De acordo com o prefeito Evandro Almeida o projeto possui três viés: o Museu do Engenho, Petróleo e Mar; Parque Natural do Engenho Cajaíba e o Instituto de Estudos Avançado da Biota da Baía de Todos os Santos. "A proposta é estruturar um destino turístico pedagógico e integral da Baía", explicou.
    Parceiro da cidade, o deputado estadual Rosemberg destacou que o mandato está buscando viabiliza o Museu e também a requalificação do pier de acesso ao museu com o governo do estado. "Tenho convicção que Nelson Pelegrino vai ter um olhar cuidadoso com essas demandas porque se trata de atrativos relevantes para uma cidade belíssima como São Francisco do Conde", exaltou.
    Para Pelegrino o projeto tem grandes possibilidades de ser um diferencial no setor. "Estamos falando de um equipamento bonito , que pode ajudar na sustentabilidade do Estado. O projeto tem potencial para entrar no roteiro do projeto estadual Distrito Cultural da Baía de Todos os Santos. Temos muitos projetos na matriz original e preciso me reunir com todos os prefeitos do recôncavo para tratar desses projetos mas, estou aguardando uma posição de nosso governador", pontuou.
    O museu deverá ser instalado no Conjunto Arquitetônico do antigo Engenho Cajaíba e no prédio da antiga escola agrícola com três núcleos descentralizados: açúcar, petróleo e mar. O parque tem como proposta ser uma unidade de preservação de uso sustentável, que funcionará como base de pesquisa da fauna e da flora, voltado também para desenvolvimento de pesquisa para a melhoria da pesca extrativista e recuperação de manguezais.
    O secretário Nelson Pelegrino agendou com o prefeito, para o mesmo dia, uma reunião com o secretário do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o arquiteto João Carlos para que o projeto seja apresentado. "Em outa oportunidade Pelegrino farei uma visita em São Francisco do Conde para avaliar de perto estas possibilidades", prometeu.
    Lobato/Salvador: Na oportunidade Rosemberg falou sobre um projeto de restaurante que existe no bairro do Lobato, subúrbio de Salvador, idealizado pela Petrobras e que encontra-se inacabado. "Esse é outro atrativo relevante para Salvador e venho lutando para que se concretize. O bairro do Lobato é o marco do petróleo no Brasil e levaríamos à localidade geração de empregos, e a possibilidade de um estabelecimento com proposta diferenciada, que vai oferecer acesso pela terra e pelo mar", destacou.

Ascom / Deputado Rosemberg Pinto
Postagem Anterior Próxima Postagem