O segundo dia de festa de carnaval no município de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, foi marcado pelo Carnaval Cultural. No domingo (15), o destaque do evento foi o bloco Fantástico, que trouxe como tema pessoas que partiram e deixaram saudades. De acordo com o site Radar 64, o Fantástico é o mais antigo de Porto Seguro, e neste ano comemora seu 41º aniversário.
A organizadora do bloco, Clélia Figueiredo, falou sobre a tradição do Fantástico. “A importância do bloco é o de manter viva a cultura da cidade. Ele é formado só por mulheres que vão dentro da corda e fora vão os homens, que em sua maioria são namorados e maridos. Em sua maioria o bloco é composto por nativos e a cada ano que passa é mais alegria e mais emoção.
Este ano estamos homenageando pessoas que participaram e não estão mais presentes e a nossa missão é essa, cultivar o Carnaval enquanto pudermos”, afirmou. Além do Fantástico, outros blocos animaram os foliões no domingo: o Senandinho do Parracho, Nem Me Viu e o bloco Brasil Chama África também desfilaram na noite de Porto Seguro. Em Arraial d’Ajuda, no Litoral Sul, o Bloco Bandeiroza levou centenas de pessoas às ruas para cantar marchinhas de Carnaval. Em Trancoso, os blocos Maria Vem Com As Outras e das Bibas encerraram a noite. (BN)