BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Consumo de chá e café não prejudica o coração, aponta estudo

    O consumo de café ou de chá não prejudica o coração e nem tem relação com outras causas de morte, como infecções, segundo um estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia, apresentado neste sábado em um congresso organizado por esta sociedade. O encontro reúne até 3 de setembro mais de 30 mil cardiologista de todo o mundo em Barcelona.
    A pesquisa se baseia no acompanhamento de 130 mil pacientes de entre 18 e 95 anos durante três anos e meio. A cardiologista Almudena Castro, que foi a encarregada de apresentar o estudo, explicou que "o resultado do estudo permite desmitificar a relação estabelecida historicamente entre o consumo de café ou chá e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares". Castro ressaltou que "o estudo também mostra que os consumidores de café são mais consumidores de tabaco, enquanto os de chá costumam ter hábitos cardiovasculares mais saudáveis".
   No congresso também foi apresentado um estudo, elaborado pela Agência Francesa de Segurança Alimentar, que alerta sobre o consumo de grandes quantidades de bebidas energéticas, fundamentalmente entre os mais jovens. O cardiologista Eduardo Alegría ressaltou que "é preciso levar em conta que este tipo de bebidas não são inócuas, como se quis fazer crer, e muitos jovens estão substituindo pelo álcool". Alegría destacou que "é preciso ter muita precaução com o consumo deste tipo de bebidas que "costumam ser muito adoçadas e carbonatada e além disso têm um alto conteúdo em sódio, por isso que contribuem para a alta da tensão arterial". Leia mais...
Postagem Anterior Próxima Postagem