A presidente Dilma Rousseff usou seu programa semanal de rádio, o Café com a Presidenta, nesta segunda-feira para reforçar a política de conteúdo nacional da Petrobras e o "renascimento" da indústria naval brasileira. "Graças à política de compras da Petrobras iniciada no governo Lula e desenvolvida no meu governo, renasceu uma indústria naval dinâmica e competitiva, que irá disputar o mercado com as maiores indústrias navais do mundo", disse a presidente.
Dilma explicou que a política que privilegia conteúdo nacional foi uma decisão para que as compras da estatal fossem feitas preferencialmente em indústrias que produzem no Brasil, para gerar crescimento industrial e emprego. A presidente lembrou o feriado de Tiradentes, personagem, segundo ela, símbolo da luta por um "Brasil melhor, altivo e independente". "Tiradentes uma vez disse: 'Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la'.
O renascimento da indústria naval brasileira mostra que Tiradentes tinha muita razão", disse Dilma. Na semana passada, a presidente esteve em cerimônia de viagem inaugural do navio petroleiro Dragão do Mar e batismo do navio Henrique Dias, no Estaleiro Atlântico Sul, no Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca (PE).