BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Brasil carece de dados sobre violência sexual e doméstica, diz Ipea

   O Brasil carece de dados sobre violência doméstica e sexual, afirmou o diretor do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Daniel Cerqueira. Segundo ele, faltam pesquisas domiciliares com esse foco, o que é difícil de ser feito, já que a maior parte dos casos de violência sexual acontece dentro de casa. Cerqueira defendeu a polêmica pesquisa do Ipea sobre machismo, afirmando que erros são relativamente “comuns” e que o equívoco com os números “não modificou em nada o resultado” e a relevância dos dados. 
    Pesquisa do Ipea divulgada no fim de março revelou inicialmente que 65% dos brasileiros concordam com a frase “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Dias depois, o instituto corrigiu o número para 26%. Outro dado da pesquisa --que não foi retificado mostra que 58,5% dos brasileiros concordam com a seguinte afirmação:
     “se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”. “Consideramos a violência de gênero no Brasil um reflexo direto da ideologia patriarcal, que define as estruturas de poder. Ideologia patriarcal é defendida na cultura do machismo, a mulher como objeto de desejo e propriedade. Essa noção passa às vezes implícita pela sociedade”, afirmou. Segundo Cerqueira, o pesquisador encarregado da pesquisa é “um dos mais meticulosos” da instituição.

Postagem Anterior Próxima Postagem