“Depois de nove meses você vê o resultado”, diz o axioma libidino-momesco versado por dois filósofos da pagodagem, Beto Jamaica e Compadre Washington. Até então, para o senso comum, era o Carnaval o responsável pelo aumento nos índices de gravidez no país e, especialmente, na Bahia. Acreditava-se que, em novembro, a taxa de natalidade crescia mais que em qualquer outra época do ano.
A folia de fevereiro, portanto, era rotulada como a festa da luxúria. Era. Um estudo realizado pelo Correio mostra, com base em números do IBGE, que março é o mês em que ocorre o maior número de nascimentos na Bahia e no Brasil.
As estatísticas, tanto do estado como do país, mostram que, historicamente, há um pico de natalidade em março, outro, sempre menor, em maio e, depois daí, o número de nascimentos só cai, até dezembro. Confira no gráfico ao lado, que abrange dez anos (2003 a 2012), como o padrão se repete ano a ano.