Vereadores (à esquerda) conversam com funcionários da Ebal em Buerarema.
Os funcionários da central de distribuição da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) sediada em Buerarema foram avisados que serão transferidos. A Ebal será fechada e os servidores devem escolher se querem ir para a empresa de Feira de Santana ou Vitória da Conquista. No dia 27 de agosto, o presidente da Ebal, Eduardo Sampaio, havia garantido, em reunião com o prefeito da cidade, Guima Barreto, e vereadores, que a central permaneceria na cidade.
Existe uma promessa oficial de que após o fim dos conflitos entre índios tupinambás e agricultores, a central volta a funcionar na cidade. A saída da Ebal deve gerar mais um forte impacto negativo para economia da cidade e região e a população de Buerarema está colhendo assinaturas daqueles que são contra o fechamento ou transferência da unidade.
A central, que é responsável pelo abastecimento de 63 lojas da Cesta do Povo situadas em 61 cidades do sul e sudoeste do estado e emprega 150 pessoas, foi alvo de saques, durante manifestações na cidade, nos dias 16 e 24 de agosto, causando um prejuízo de R$100mil. (Radar Notícias/Foto: Pimenta)