BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Jornalista inglês e indigenista estão desaparecidos na Amazônia


Jornalista Dom Phillips e indigenista Bruno Araújo. Fotos: Twitter / Funai

O indigenista Bruno Araújo Pereira, funcionário licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), e o jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal inglês The Guardian, estão desaparecidos há mais de 24 horas no Vale do Javari, no Amazonas.
A informação foi confirmada pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) na manhã desta segunda-feira (6). Segundo nota emitida à imprensa pela Unijava, os dois desapareceram no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte, pontos de ida e ponto de retorno respectivamente.
“Os dois se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de vigilância indígena que se encontra próxima a localidade chamada Lago do Jaburu, para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas”, informa um trecho do comunicado.
A nota ainda diz que membros do grupo foram ameaçados pouco tempo antes do desaparecimento. “Enfatizamos que na semana do desaparecimento, conforme relatos dos colaboradores da Unijava, a equipe recebeu ameaças em campo. A ameaça não foi a primeira, outras já vinham sendo feitas a demais membros da equipe técnica da Unijava, além de outros relatos já oficializados para a Policia Federal, ao Ministério Público Federal em Tabatinga, ao Conselhonacional de Direitos Humanos e ao Indigenous Peoples Rights International”.
Postagem Anterior Próxima Postagem