País enfrentou ventos de até 80 km/h e muitas áreas registraram deslizamentos
Tempestade já causou pelo menos 25 mortes no país
Inundações e deslizamentos de terra causados pela tempestade tropical Megi, nas Filipinas, resultaram na morte de ao menos 25 pessoas, informaram as autoridades do país. As fortes chuvas atingem as costas leste e sul do país do sudeste asiático desde o domingo.
Megi é a primeira tempestade a atingir o arquipélago este ano. Em média, as Filipinas enfrentam o fenômeno cerca de 20 vezes por ano.
Continua após a publicidade
A tempestade que começou a atingir o país no domingo teve vendaval com rajadas de até 80 km/h.
Nesta segunda-feira, o chefe de polícia da cidade de Baybay, Joemen Collado, informou que os corpos de 22 pessoas foram resgatados em uma área soterrada na província oriental de Leyte.
A Agência Nacional de Desastres informou que outras três pessoas morreram na região sul de Davao. No entanto, o número de vítimas ainda está em atualização.
“Houve deslizamentos de terra nas comunidades e algumas das vítimas foram varridas pelas inundações”, disse Collado, em entrevista à Reuters.
Continua após a publicidade
O chefe de polícia acrescentou que as operações de resgate estão em andamento, pois pelo menos mais seis pessoas estão desaparecidas.
Imagens compartilhadas pelo corpo de bombeiros local na segunda-feira mostraram equipes de resgate percorrendo casas quase submersas e procurando sobreviventes em uma área atingida por deslizamentos de terra.
De acordo com o Departamento Meteorológico das Filipinas, a tempestade tropical Megi deve enfraquecer para 45 km/h e voltar para o mar a partir desta terça-feira.