BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Fake news e disparos por WhatsApp são corrupção eleitoral do século 21, diz pai da Lei da Ficha Limpa

Autor da Lei da Ficha Limpa, juiz Marlon Reis deve pedir ...
Idealizador da Lei da Ficha Limpa, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo ex-presidente Lula (PT) há dez anos, o ex-juiz Márlon Reis, 50, afirma ver as fake news e os disparos ilegais de mensagens como os grandes problemas a serem combatidos nas eleições atualmente.
Depois da lei que barrou candidaturas de políticos cassados ou condenados em segunda instância (como o próprio Lula em 2018), o ex-magistrado sugere que o projeto sobre fake news que tramita no Senado “deixe claro que constitui abuso de poder econômico e dos meios de comunicação” o disparo em massa de fake news.
Em entrevista à Folha, ele afirma que isso facilitaria “processos de cassação, com a vantagem de que essas ações, realizadas com esse fundamento, ainda geram inelegibilidade”. “Uma ficha limpa digital”, diz.
Márlon, que largou a magistratura em 2016 e entrou para a política, concorreu pela Rede nas eleições ao Governo do Tocantins duas vezes em 2018 —uma delas era uma eleição tampão após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB). Atualmente, está filiado ao PSB.
Postagem Anterior Próxima Postagem