O mês de maio nos lembra de que, infelizmente, ainda temos que combater um mal que atinge muitas crianças e adolescentes, bem como a seus familiares: o abuso e a exploração sexual. Esta é uma luta que se faz necessária e precisa contar com a participação de toda a sociedade.
Mesmo no período da pandemia devido à Covid-19, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e da Secretaria de Assistência Social, continua realizando seu trabalho no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Na manhã desta última quarta-feira (20), o CRAS e a toda equipe do Conselho Tutelar, saíram pela cidade, com faixas e panfletos, todos seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de proteção contra o coronavírus, para alertar a comunidade sobre a ocorrência de abusos durante o isolamento e informar que estão disponíveis para agir quando for necessário.
Um dos objetivos principais desse trabalho é o fortalecimento da capacidade protetiva das famílias, através de atendimentos individualizados, de atendimentos em grupo (interrompidos por ora, devido à pandemia), e das visitas domiciliares. Nós continuamos atentos e disponíveis para averiguar, interferir e proteger nossas crianças e adolescentes, por isso denuncie. A exploração e o assédio sexual é crime e deve ser punido.
18 de maio
O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Esta data foi escolhida em virtude do crime cometido contra Araceli, uma menina de apenas oito anos de idade, abusada sexualmente e brutalmente assassinada em 1973. A data é uma maneira de sensibilizar a sociedade para os casos de violência contra crianças e adolescentes.
Não se cale! Faça bonito! Ligue (73) 3249-1197 ou procure o Conselho Tutelar de sua região
