BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

ACM Neto costura estratégia para aproveitar capital político de Mandetta

Demitido do Ministério da Saúde, Luiz Henrique Mandetta deve assumir cargo de conselheiro do DEM, partido ao qual é filiado. A iniciativa foi costurada pelo presidente da legenda, ACM Neto, com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e tem a intenção de aproveitar o capital político de Mandetta para que ele se mantenha como uma voz nacional do combate ao novo coronavírus.
Segundo integrantes do DEM, com a nova função Mandetta poderá ajudar a formular políticas para a saúde pública de Estados e municípios. Além disso, aliados do ex-ministro consideram que ele pode fazer frente ao discurso do presidente Jair Bolsonaro contra medidas de isolamento social.
Antes de ser demitido, chegou a ser ventilada a possibilidade de Mandetta assumir o comando de alguma secretaria estadual de Saúde, em São Paulo ou em Goiás. Pessoas próximas ao ex-ministro acreditam, no entanto que, ao assumir cargo no conselho do DEM, ele continuará a ter visibilidade em todo o Brasil, e não em apenas de forma localizada.
Antigo aliado de Bolsonaro, Caiado rompeu com o presidente Bolsonaro justamente por divergências sobre a política de enfrentamento à covid-19. Em 2018, após a eleição, Caiado foi responsável pela indicação de Mandetta e se manteve próximo do correligionário durante a crise.
No último final de semana, antes de o ex-ministro da Saúde conceder entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, vista como estopim da crise entre Mandetta e Bolsonaro, o então ministro esteve com Caiado. Não passou despercebido o fato de a entrevista ter sido gravada no Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás.
Postagem Anterior Próxima Postagem