BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Estudo mostra que chia reduz risco de diabetes, obesidade e doença cardíaca

  A semente ou o óleo de chia, além de serem fontes de nutrientes para a dieta, são poderosos antioxidantes capazes de diminuir o risco de diabetes, de obesidade, de doenças do coração e de envelhecimento precoce. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
   Segundo os pesquisadores, ainda não havia sido feito nenhum estudo que demonstrasse propriedades antioxidantes no óleo de chia. Os antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. 
     Para chegar a essa conclusão, a pesquisadora Rafaela da Silva Marineli Campos usou animais e os dividiu em grupos controle: magro, obeso, animais alimentados com dieta adicionada de semente de chia em período de seis e 12 semanas, e animais alimentados com dieta adicionada de óleo de chia nos mesmos períodos. Com o objetivo de analisar se apenas o consumo do alimento ajudaria a emagrecer, as dietas continuaram tendo fontes de gorduras e açúcares. "Deixamos todas as dietas com o mesmo teor de energia e substituímos a quantidade de óleo comum de soja, pelo óleo de chia ou semente de chia.
    A quantidade de fibra ficou igual para todos os animais e, da mesma forma, o teor lipídico e energético ficou semelhante", afirmou Campos à Agência Unicamp. Os grupos receberam a chia o tempo todo junto com a dieta de engorda para ver se a semente e o óleo preveniam complicações relacionadas à obesidade. Mas, antes, alguns animais foram 'engordados' com uma dieta calórica sem chia para depois receber a semente ou óleo com o objetivo de tratamento.
Postagem Anterior Próxima Postagem