Pessoas que usam medicamentos antidepressivos periodicamente podem sofrer de mau hálito. Isso acontece porque esse tipo de remédio causa diminuição do funcionamento das glândulas salivares. A saliva funciona como “detergente natural da boca” quando ela é reduzida leva ao acúmulo de restos de alimentos, células mortas e bactérias na boca.
Essa ambiente torna-se favorável para a aparição do mau hálito. Para a especialista em halitose, Ana Kolbe, os pacientes deveriam buscar evitar o problema antes mesmo de iniciar o tratamento.
“O correto deveria ser o paciente procurar um especialista em halitose para avaliar seu fluxo salivar antes de iniciar o uso dos antidepressivos (isso também vale para outras drogas e para radio e quimioterapia). Assim, o profissional poderá decidir se inicia o tratamento das glândulas paralelo ao início do uso do antidepressivo ou se apenas fica acompanhando o quadro a cada 30 dias”, disse em entrevista ao portal Terra. Kolbe ressalta ainda que de forma geral, todos os medicamentos podem provocar a redução do fluxo de saliva, uns mais que outros. Esse é mais um dos fatores que devem ser levados em conta por pessoas que costumam se automedicar. (BN)