Deitar, fechar os olhos, contar carneirinhos, levantar, beber água, voltar pra cama, ligar e desligar a TV, pegar o computador, o celular, entrar no face, e nada do sono. Outros ainda tiram um soninho, mas até às duas da manhã, três quando muito, e ele vai embora. Essa é a rotina de pelo menos um terço da população mundial.
No Brasil, a insônia é um distúrbio que acomete 36,5% das pessoas, segundo dados do Instituto do Sono. “A insônia representa hoje, o distúrbio mais prevalente na clinica medica. Sabemos hoje que em uma cidade como São Paulo, 33% das pessoas sofrem com o problema e é o que acontece no mundo inteiro.
Hoje um terço da humanidade tem a parte mais avançada do sintoma e esse é um numero muito expressivo,” contou o Coordenador do laboratório do Sono, do Hospital Português, Francisco Hora. De acordo com o especialista em sono, o grande problema está no tratamento que as pessoas dão ao distúrbio.