BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Estudante é impedido de entrar em fórum por usar gorro de candomblé

   Um estudante universitário denunciou um ato de intolerância religiosa na Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por ter sido impedido de entrar no Fórum Odilon Santos, em Santo Amaro, no recôncavo baiano, por usar um gorro litúrgico, parte da indumentária de homens que seguem religiões de matriz africana. O estudante Herácliton dos Santos Barbosa, de 20 anos, foi impedido de entrar no fórum no último dia 17 de março com o gorro. 
   Na ocasião, ele se dirigiu ao fórum para tentar abrir uma firma e autenticar declarações para contrato de locação de um imóvel, a fim de prestar contas dos auxílios que recebe da Universidade da Integração da Lusofonia Afro Brasileira (Unilab), onde cursa o quarto semestre de Humanidades. Ao jornal Correio, ele relata que ao chegar ao fórum, foi notificado pelo porteiro de que teria que retirar o gorro. 
    “Vi que existia um aviso em uma placa vermelha, informando que era proibida a entrada no local usando blusa, camiseta, saia, short e boné”, diz. “Informei para ele que iria tirar o meu eketê [nome do gorro] para mostrá-lo que não tinha nenhuma arma, droga ou câmera escondida, mas que o gorro fazia parte da indumentária da minha religião e que por isso eu não permaneceria sem ele”, afirma.
Postagem Anterior Próxima Postagem