A ação inusitada de uma ONG causou polêmica nas redes sociais, nesta semana, e chocou moradores da Noruega. Sem que ninguém soubesse, a organização Girls Not Brides (“Meninas, não noivas”, em português) contatrou uma atriz sueca de apenas 12 anos para começar um blog fingindo ser uma noiva menor de idade que estava organizando o casamento com um homem mais velho, na verdade, um outro ator. A “brincadeira” foi levada a sério por muita gente e alvo de comentários. As informações são do jornal The Local.
No blog, escrito em norueguês, a atriz Maja Bergström, fingia ser uma menina chamada Thea. No site, ela postava fotos de testes de vestidos de noiva, além de provas de doces e até maquiagens para seu grande dia, que aconteceria dia 11 de outubro. As imagens e textos da menina convenceram muitos internautas de que ela realmente se casaria com o noivo Geir, de 37 anos.
Após muita polêmica, a ONG esclareceu o propósito da ação, explicando que esta era um alerta sobre os mais de 39 mil casos de meninas que precisam se casar com homens mais velhos todos os dias, seja por motivos de religião ou determinações sociais.
A menina mostrava em fotos detalhes sobre os preparativos de seu suposto casamento, como as alianças escolhidas Foto: Reprodução
A mãe da atriz Maja Bergström disse que autorizou a atuação da filha do projeto e disse que ela ficou muito honrada em participar da ação. O motivo da menina sueca ter sido escolhido ao invés de uma norueguesa era manter o sigilo sobre a campanha.