BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Sindicalista baiano é eleito para o Conselho de Administração da Petrobras

   O coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros do Estado da Bahia, Deyvid Bacelar, é o novo representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras. Apoiado pela Federação Única dos Petroleiros, Bacelar venceu o segundo turno das eleições hoje (9), com 6.864 votos – 57,83% dos 12.246 votantes. O atual representante dos trabalhadores no conselho, Sílvio Sinedino, teve 5.006 votos. A eleição teve 11.870 votos válidos, 112 brancos e 264 nulos. Deyvid Bacelar destacou quatro das 13 propostas que pretende levar ao Conselho de Administração. A primeira é ligada à comunicação. 
     Segundo ele, houve queixa generalizada da categoria com relação ao processo de comunicação durante o mandato (do atual representante) com os petroleiros. Faltou transparência no processo de comunicação do representante dos trabalhadores, e “as pessoas desconheciam o que estava sendo deliberado”, acrescentou. Bacelar quer usar melhor a internet, as redes sociais e informativos eletrônicos para transmitir aos trabalhadores o que for possível divulgar das decisões do conselho, “para a categoria ter um retorno. Isso temos como resolver e vamos dar mais transparência ao mandato”. 
     Ele informou que serão feitas visitas às principais bases do Brasil, com a mesma finalidade. Na área de segurança, meio ambiente e saúde, Bacelar anunciou que reforçará a atuação do comitê criado para tratar desses temas, atendendo à proposta do conselheiro José Maria Rangel, em 2013. Ee destacou a importância das três áreas, tendo em vista o número de acidentes registrados no setor de petróleo e gás: no ano passado morreram 15 operários em acidentes de trabalho.
      Quanto ao combate à corrupção, ele propõe a criação de um comitê específico, para avaliar melhor os relatórios das auditorias internas da companhia. “Se o conselho ficar um pouco mais atento, poderemos identificar problemas antes de eles existirem – alguns são processos de contratação – e evitar que outros tomem a dimensão que tomaram, principalmente na mídia brasileira.” (Agência Brasil)
Postagem Anterior Próxima Postagem