Entre a noite de quinta-feira (12) e o domingo (15), foram coletados 40 toneladas de materiais recicláveis. O material foi coletado através do Projeto Ecofolia Solidária, que envolve cerca de 1,5 mil catadores de latinhas e outros materiais recicláveis. O projeto estimula o trabalho e garante segurança e um preço melhor para produção durante o Carnaval de Salvador.
Os catadores também recebem o kit-catador, que inclui dois conjuntos de farda, um par de luvas, botas e um protetor auricular, além de três refeições diárias. O projeto é apoiado pelas secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que juntas investiram cerca de R$ 900 mil.
Os secretários Álvaro Gomes (Setre) e Geraldo Reis (SJDHDS) visitaram o posto de coleta no Politema. Eles avaliaram que o projeto estimula o trabalho decente. “Este exemplo vem sendo implementado há 12 anos e tem uma importância muito grande. Precisamos fazer com que estes trabalhadores que sempre estiveram na invisibilidade sejam reconhecidos pela sociedade. O trabalho deles é tão importante quanto qualquer outro e precisa ser valorizado”, avalia Geraldo Reis.
O projeto conta com centrais de coleta no Politeama, na Barra, na Ladeira da Montanha e no 2 de Julho, cada uma equipada com computadores, balanças e prensas, oferecendo condições adequadas para o recebimento dos recicláveis e atendimento aos catadores. Os materiais recicláveis são triados, prensados e armazenados.
Em 2014, foram recolhidos mais de 70 toneladas de resíduos sólidos e líquidos, e foram beneficiados 1.104 catadores. A meta de 2015 é coletar 73 toneladas de resíduos, para evitar que os mesmos acabem indo para mares, rios e córregos, preservando assim o meio ambiente.