Hoje (18), em todas as paróquias da Igreja Católica, acontece a tradicional missa da Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, 40 dias de preparação para a Páscoa, e o lançamento da Campanha da Fraternidade 2015.
Este ano, a campanha tem como tema Fraternidade: Igreja e Sociedade. O lema é Eu Vim para Servir. A jornada anual busca sempre temas de relevância para a sociedade com o objetivo de trazer a discussão para dentro da Igreja.
Segundo o monsenhor Sebastião Bezerra, padre da paróquia de Ibicaraí, a ação quer reforçar o compromisso dos cristãos de participar da vida da Igreja em prol do próximo. “É uma campanha pra refletir sobre tudo o que edifica a vida e identificar também o que traz ameaças à vida”. Para Sebastião, este momento da Quaresma é um período de reflexão e bastante importante.
“É um período central na vida de fé do cristão. É um tempo de ser voltar a Deus, realizando uma avaliação da sua fé, dedicando-se à oração e penitência e reforçando a caminhada”.
Exercícios
Sebastião disse ainda que a Igreja Católica propõe três exercícios aos fiéis durante a Quaresma: a oração, o jejum e a esmola. Segundo o religioso, os exercícios ajudam neste processo de conversão permanente.
A oração nos aprofunda no mistério de Deus, e nos alimenta para a missão. O jejum abre espaços para Deus em nossa vida, nos tira de nosso egoísmo e do apego às nossas coisas e ideias que nos paralisam na mesmice. A esmola, a prática da caridade, o empenho na Campanha da Fraternidade nos aproximam de Deus, pois Ele se deixa encontrar no outro a quem servimos”.