A família do paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, que aguarda sua execução na Indonésia por tráfico de drogas, conseguiu na última semana um laudo que atesta que ele sofre de esquizofrenia. Segundo reportagem do programa "Fantástico" da TV Globo, exibido no domingo (15), a intenção é tentar a transferência dele para um hospital psiquiátrico após o diagnóstico, o que poderia salvá-lo da execução.
Gularte, de 42 anos, está preso desde julho de 2004 por tentar entrar na Indonésia com 6 kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte no ano seguinte e está na lista dos presos da Indonésia que devem ser executados ainda este mês.
A prima de Rodrigo, Angelita Muxfeldt, está há quase um mês acompanhando o caso. "Ele tá muito confuso, não consegue entender a realidade que tá acontecendo com ele" - "Fala umas histórias meio desconexas, das nossas vidas passadas, que nós todos temos sósias. Ele contou para o médico inclusive que, à noite, escuta bombas que invadem a prisão e escuta vozes". O médico da prisão assinou o último laudo sobre Rodrigo, que diz que ele sofre de "pensamentos irreais e ilusões bizarras", além de um estado emocional "indiferente". A família de Rodrigo entregará o laudo ao advogado dele, que vai entregar ao procurador-geral da Indonésia.