BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Planeta Terra pode perder 75% de sua biodiversidade nos próximos séculos

    Ao longo dos últimos 3,5 bilhões de anos mais de 95% das espécies que já povoaram a Terra foram extintas. Esta é a estimativa científica sobre o passado. No entanto, a perda da biodiversidade mundial ainda acontece hoje e em níveis altíssimos. Conforme reportagem publicada na revista científica Nature, se a tendência atual continuar a se repetir, é possível que, nos próximos séculos, o planeta perca 75% de suas espécies. 
   Os mais ameaçados são os anfíbios, que devem ser reduzidos em 41%. Apesar de essas serem previsões feitas por especialistas, ainda é muito difícil mensurar com certeza o tamanho do desastre. Isto porque as espécies registradas são ínfimas em relação às existentes. Estima-se que existam mais de 50 milhões de tipos diferentes de animais, plantas e fungos vivos.
   Porém, menos de dois milhões foram catalogados. Ainda assim, com um número tão baixo estudado, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) possui 76 mil nomes na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Quando os pesquisadores avaliam o futuro, o cenário é repleto de incertezas.
Postagem Anterior Próxima Postagem