BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Copa Governador do Estado começa no domingo; vencedor escolhe vaga na Série D ou Copa BR

    Em seu quinto ano de realização, a Copa Governador do Estado se consolida como a segunda maior competição profissional da Bahia, reunindo as melhores equipes da primeira e segunda divisão em busca de uma vaga para a Copa do Brasil ou Série D em 2015, que será escolhida pelo vencedor do certame. Mesmo com somente oito clubes dos quase 22 que atuaram na temporada, o torneio movimenta cidades importantes do interior do estado, que sem muita projeção a nível nacional tem na Copa o único escape no segundo semestre do ano.Herdeiro direto da Taça Estado da Bahia, que foi extinta devido a um imbróglio jurídico, a Copa Governador do Estado teve a sua primeira edição disputada em 2009, onde 6 equipes participaram da competição.
    Além da dupla Bahia e Vitória, que atuavam com equipes RESERVAS ou juniores, a competição teve a participação de mais três equipes da primeira divisão daquele ano (Fluminense, Itabuna e Vitória da Conquista) além do campeão da divisão de acesso (Bahia de Feira) onde o tricolor de feira faturou o titulo em uma final contra o Bode do Extremo Sul. Desde então, o torneio aumentou de participantes (6 para 8) e viu o alviverde conquistense dominar o torneio com um tricampeonato entres os anos de 2010 a 2012.
    Em 2013, foi a vez do Bahia de Feira faturar o caneco e colocar mais uma vez a cidade do Sertão em evidência no futebol baiano.Na atual edição, novamente temos a participação de oito equipes no certame, com uma particularidade inusitada: O campeão do torneio deve escolher qual vaga tem interesse na próxima temporada: Copa do Brasil ou Série D do Brasileirão. As exceções ficam por conta do Bahia (membro da Série A e com vaga já na Copa), Vitória (que só poderia ficar com o torneio eliminatório em caso de titulo), e Jacuipense (que em caso de ser eliminado pelo Confiança na atual Série D, só poderá escolher vaga na quarta divisão nacional, já que está garantido na Copa do Brasil). Para 2014, Bahia, Vitória, Vitória da Conquista, Serrano, Jacuipense e Galícia se garantiram pela campanha no Baianão do mesmo ano, enquanto o Colo-Colo de Ilhéus se garantiu no torneio por ser campeão da segunda divisão estadual. 
   Já a Catuense, entrou no torneio pela desistência de Jacobina (vice-campeão da Série B) e Juazeirense (sétimo lugar do estadual) completando o torneio.Devido aos compromissos na primeira divisão nacional, tricolores e rubro-negros de Salvador atuarão com times B ou juniores. Entretanto, para os outros adversários isso não será um facilitador nos confrontos com estas duas equipes. Leia mais...
Postagem Anterior Próxima Postagem