A prefeita Dra. Sandra Cardoso esteve visitando as obras no antigo aterro sanitário no bairro Raimundo Sálvio. Dra. Sandra, em uma ação audaciosa e corajosa resolveu, com recursos próprios, contratar a empresa Conexa Engenharia Gerenciamento de Resíduos, de propriedade do Engenheiro Agrônomo e professor Agamenon Almeida Farias e de Orlando Ribeiro Silva, para transformar o antigo lixão de Floresta Azul em uma Área de Disposição Final para Resíduos Sólidos Urbanos.
A ação vem repercutindo positivamente em toda a região e teve início em maio desse ano, com o fim de um esgoto a céu aberto na Rua 1, que contornava todo o estádio municipal. O gerente de Infraestrutura, Antônio Carlos, estima que quase 500 manilhas foram usadas, e a construção de 4 caixas de manutenção, além da rede de esgoto nas ruas 2, 3 e 4, transversais à Rua 1. A partir daí teve início a primeira etapa, com o aterro de dezenas de toneladas de lixo, a criação de via de acesso lateral e a retirada de centenas de porcos que viviam no local.
Segunda Etapa
A segunda etapa começou na última segunda-feira, 18, com o início da colocação de uma cerca de concreto em todo o espaço do futuro aterro sanitário, o início da colocação de um portão que só dará acesso ao pessoal da associação de catadores, profissionais da limpeza e os caminhões da limpeza pública municipal. As máquinas também começaram a preparar o platô que dará lugar ao galpão para a coleta seletiva, a rampa para acesso aos veículos e o local para a compostagem e chorume.
“Na verdade são duas obras, pois estamos acabando com os esgotos a céu aberto nesse bairro, melhorando a via de acesso ao novo aterro e a transformação desse lixão em uma Área de Disposição Final para Resíduos Sólidos Urbanos. É um projeto ousado que estamos fazendo com recursos próprios. A falta de recursos atrasa um pouco o processo, mas vamos conseguir fazer mais essa grande obra para os nossos munícipes”, disse a prefeita Dra. Sandra.