Para melhorar a qualidade da educação na rede pública de ensino e permitir a inclusão social dos jovens de famílias de baixa renda, a candidata do PSB ao governo da Bahia, Lídice da Mata, elegeu a escola de tempo integral como prioridade em sua futura administração. “A Bahia tem 1,4 mil escolas na rede estadual e em apenas 59 delas é oferecido o ensino em tempo integral, mesmo assim de forma muita precária. Escola de tempo integral não é apenas um espaço em que o aluno fica durante os dois turnos. É principalmente um conceito de educação integral, que envolve esporte, lazer, conhecimento, iniciação para o trabalho e o desenvolvimento das capacidades culturais, artísticas”, explicou.
A candidata comprometeu-se, durante entrevista à uma emissora de TV, a dar prioridade à educação em seu governo. “Não teria sentido para mim ser governadora da Bahia, ser a primeira mulher a governar minha terra, sem realizar aquele que é o desejo de toda mãe, de toda avó, que eu sou, que é fazer a transformação da vida de nossos filhos pela educação. Significa ter princípios fortes, escola de tempo integral, fortalecer as universidades estaduais”, afirmou. Para dar uma alternativa de vida a jovens carentes, a candidata propõe a criação da Fundação Bahia, Terra Mãe – projeto inspirado na Fundação Cidade Mãe, gestado na administração dela na prefeitura de Salvador.
Ela explicou que a Bahia, Terra Mãe fará a inclusão social das crianças e adolescentes moradores de rua ou em situação de alta vulnerabilidade social. “Assim como o Cidade Mãe, que fazia a inclusão de crianças de 7 a 14 anos em atividades lúdicas que lhes possibilitassem o desenvolvimento integral; de adolescentes de 14 a 17 anos que visavam a sua profissionalização, seu primeiro contato para o mundo do trabalho. Foi um projeto reconhecido internacionalmente”, recordou.