A expectativa de vida no mundo aumentou em média seis anos entre 1990 e 2012, segundo as estatísticas anuais da Organização Mundial da Saúde. Um homem nascido em 2012 pode viver até os 68 anos e uma mulher até os 73. Seis anos a mais que os nascidos em 1990. Independente do local do mundo em que nasçam, as mulheres sempre têm maior expectativa de vida que os homens. Nos países ricos a diferença é de seis anos e nos pobres de três anos.
As que têm maior expectativa de vida são as mulheres que vivem no Japão, seguidas porEspanha, Suíça, Cingapura, Itália, França, Austrália, Coreia do Sul, Luxemburgo e Portugal. Quanto aos homens, os que podem esperar viver mais tempo são os de Islândia, Suíça, Austrália, Israel, Cingapura, Nova Zelândia, Itália, Japão, Suécia e Luxemburgo. O aumento mais expressivo foi registrado nos países pobres, com uma média de mais nove anos.
Na Libéria passou de 42 a 62 anos, na Etiópia de 45 a 64 anos, nas Maldivas de 58 a 77, noCamboja de 54 a 72, em Timor Leste de 50 a 66 e em Ruanda de 48 a 65 anos. "Uma das principais razões que explica que a expectativa de vida tenha aumentado tanto é o fato de que morrem menos crianças antes dos cinco anos", declarou a médica Margaret Chan, diretora-geral da OMS, enquanto outra é a diminuição do consumo do tabaco. Leia mais...