BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

BLOG DO BORÓ FAZ HOMENAGEM PÓSTUMA A PAULO GUERREIRO

Paulo Roberto Dias.
   "No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.Mentira".
   No Nordeste, principalmente no interior da Bahia, há uma tradição de que o dia 1ª de abril é o "Dia da Mentira". Anos passados, os tidos letrados, pegavam uma pessoa analfabeta e mandava comprar um objeto, em uma determinada loja, com o nome do objeto escrito num pedaço de papel. Nele estava escrito o seguinte texto: Por favor, mande esse bobo para outra loja. O pobre coitado que não sabia ler entregava o pedaço de papel e pedia ao balconista para pegar um igualzinho na prateleira.
   O balconista se achando, após ler o bilhete, dizia que havia acabado o produto e mandava o filho de Deus procurar em outra loja. Assim, eles agiam até o cara cansar e voltar dizendo que não havia encontrado a mercadoria. Todos "idiotas" riam para valer da ignorância do emissário. Diversos artifícios foram usados, ao longo dos tempos, para fazer alguém de bobo dia 1º de abril. Nesta ano o dia 1º de abril, caiu em um dia de terça-feira. Quando eu estava saindo para trabalhar recebi uma ligação de um amigo, informando que o nosso amigo Paulo Roberto Dias, havia falecido e o corpo já estava sendo velado no velório do SAF de Ibicaraí, localizado na Av. do Cinquentenário. 
    Pensei. É uma pegadinha de 1º de abril. Não era possível que o meu amigo havia falecido de fato. Achei que era uma brincadeira muito sem graça. Liguei para outros amigos e ninguém sabia de nada. No meu entender era realmente uma mentira de 1º de abril. Quando já estava me dirigindo para Itabuna, resolvi passar pela porta do SAF e para a minha surpresa e tristeza, Paul Guerreiro havia realmente feito a sua passagem para o plano espiritual. Foram mais ou menos 15 dias entre a sua viagem para um Hospital em Ilhéus para fazer um exame de rotina e não saiu mais com vida. 
   Alguns amigos de Brasília e da Região Cacaueira, brincam comigo dizendo que o meu Blog é um “Obituário”, pois sempre estou divulgando o falecimento de alguém da cidade. Na verdade eu nem gosto de divulgar Notas de Falecimento. Mas como eu conheço muita gente na cidade onde eu nasci e vivi a minha primeira infância, acabo divulgando o ocorrido. Conheci Paulo e a sua esposa Quitéria na infância, acompanhei o início do namoro, casamento, nascimento dos filhos, envolvimento político com o nosso líder Dr. Nelito, depois com Astor Mauro e por fim na campanha de reeleição de Lenildo Santana. Ele participou conosco nos anos 90 do movimento UPI – União Política Pró-Ibicaraí, quando criamos uma campanha para restaurarmos o Cristo Redentor que recebeu o slogan “SOS – Cristo” Participe e Não Critique”. 
    Paulo Macête foi chefe do setor de Transito da cidade sem apoio e sem verbas para realizar algumas projetos, mas ele não se fez de rogado, conseguiu algumas tampas das embalagens que acondicionavam um dos componentes para a fabricação da Coca-Cola e transformou em placas de transito, sinalizando o centro de Ibicaraí. Colocou o primeiro e único semáforo da cidade, no cruzamento da Av. São Vicente de Paula com a Rua 2 de julho. Fixou uns objetos confeccionados por ele, que mais parecia um capacete da PM de então, no meio da Rua 2 de julho, disciplinando o transito no local, transformando em mão inglesa. Por perseguição política, foi afastado do cargo que exerceu com muito comprometimento e competência. 
    Anos depois começou a fabricar e vender produtos de limpeza e higiene pessoal. Foi jogador de futebol, despachante e ultimamente fundou e foi o seu primeiro Presidente da Associação dos Taxistas, Kombeiros e Moto-Boys de Ibicaraí, quando transferiu o Ponto de Kombi, que ficava na Rua Siqueira Campos, (Rua do Cemitério), para perto do Bar e Restaurante Flash e eu Diretor da Associação. Paulo era Conselheiro do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Ibicaraí e eu Presidente. Apoiou em diversas campanhas o Deputado Federal Marcos Medrado e agora era cabo eleitoral do Major Serpa, para Deputado Estadual. Paulo foi prematuramente para a Pátria Espiritual no Dia 1º de abril de 2014. Afinal não era mentira. Era verdade que Paulo faleceu. 

Vá com Deus amigo e até breve.

Postagem Anterior Próxima Postagem