Um estudo feito com crianças revelou que cada hora em frente à TV durante o dia reduz em até sete minutos o tempo de sono perdido durante à noite. Os cientistas do MassGeneral Hospital e da Universidade de Harvard, nos EUA, também perceberam que esses efeitos eram ainda mais marcantes nos meninos. Ainda segundo o estudo, a diferença da TV no quarto reduziu em até 31 minutos o tempo total de sono na parte da noite.
A conclusão dos pesquisadores é que há uma influência negativa da TV e da presença de televisão no quarto sobre a duração do sono até cerca dos sete anos de idade. Outro dado é que subgrupos de crianças mais jovens, particularmente em minorias raciais/étnicas, podem ser mais vulneráveis aos efeitos da TV sobre o sono.
Segundo especialistas, durante o sono o organismo produz alguns hormônios, entre eles, o mais importante que é o do crescimento (growth hormone), o GH, secretado no primeiro terço da noite. Os pesquisadores também informaram que quanto mais velha a criança – considerando a faixa etária dos quatro aos sete anos – mais ela quer dormir em um quarto que tenha TV, o que faz com que as horas de sono diário sejam cada vez mais extensas. Leia mais...