BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Sem chuva, preço da energia bate recorde

width=648
  Com a revisão, que reflete a queda no nível de água nos reservatórios, praticamente todas as usinas termoelétricas instaladas no País serão ligadas para ajudar no abastecimento. Até agora cerca de 13,13 mil MW de energia térmica estavam em operação. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), esse montante vai subir para 15,56 mil MW.
  Se por um lado a geração térmica contribui para poupar água nos reservatórios, por outro vai pressionar ainda mais o caixa das distribuidoras, debilitado por causa da falta de contratos para cobrir todo seu mercado. Hoje elas estão descobertas em 3.500 MW - para atender os clientes elas têm de recorrer ao mercado a vista, cujo preço é de R 822,83 o MWh.
  No final do ano passado, com o PLD na casa de R 300 o MWh, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) calculava que o rombo no caixa das empresas poderia chegar a R 13 bilhões. Com o aumento do PLD, especialistas acreditam que o montante possa alcançar algo em torno de R 15 bilhões. A Abradee não quis comentar o assunto, mas nas últimas semanas tem participado de várias reuniões com o governo para tentar encontrar uma saída. Leia mais...
Postagem Anterior Próxima Postagem