Na prática, não haverá entrega da Arena Fonte Nova nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro. Nenhuma solenidade ou qualquer protocolo está previsto para que o consórcio responsável pelas obras repasse o estádio ao governo do estado. Até porque as obras devem continuar. De acordo com Adalberto Galvão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav-BA), a previsão é que as obras civis se encerrem apenas no dia 20 de março, poucos dias antes da antiga data para inauguração do estádio, dia 29 de março.
Segundo Galvão, ainda estão pendentes trabalhos de linchamento, acabamento, pintura, concretagem externa, fechamento do entorno e parte da garagem externa. "Isso também são obras civis", disse. Em nota enviada ao iBahia Esportes, a assessoria da Arena Fonte Nova avisou que as obras civis se encerrariam dia 28 de fevereiro.
Seriam elas: implosão, reciclagem dos resíduos, terraplanagem, fundação, montagem da superestrutura – pilares, vigas, lages, construção dos acessos, fundação e estrutura do edifício garagem, cobertura, instalação dos assentos, instalação do gramado. Na sequência, ou seja, a partir do dia 28, o consórcio dá início ao regime de pré-operação.
A Arena estará em fase de testes dos seus diversos sistemas (segurança, combate de incêndio, instalações elétricas, hidráulicas, tecnologia da informação, rádio e telefonia). Neste período, os parceiros dos espaços internos da Arena também farão as suas intervenções e instalações para atender às especificações da Fifa. Leia mais...