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BRASIL: Estados e municípios que têm programas de alfabetização podem aderir ao Pnaic

    Os estados e municípios que já têm programas de alfabetização de crianças podem conciliá-los com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) ou optar pela adesão ao Pacto sem adotar as ações dele. Dois exemplos são o Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Desde 2005 – início do programa governamental Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação – o Distrito Federal aplica o Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), que corresponde ao mesmo ciclo nacional de alfabetização.
     Para ajudar na formação dos professores e acompanhar o trabalho deles em sala de aula, o DF tem os Centros de Referência de Alfabetização (Cras). Esses centros, por sua vez, são compostos de articuladores, um para cada grupo de 40 professores. O DF optou por conciliar os dois programas. “O Pnaic só irá somar com o que já temos. O período do nosso ciclo já coincide com o do pacto. 
    Os nossos articuladores serão os orientadores e já selecionamos mais professores para completar o quadro de um para cada 25 professores em sala de aula, como determina o Pnaic”, diz a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), Kátia Franca Vasconcellos. Continuar lendo →
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