Juntas há 11 anos, as professoras Maria*, 43 anos, e Laura*, 34, sabiam que queriam se casar desde o início do relacionamento. Mas o desejo ficou mais próximo a partir da última segunda-feira, quando foi liberada a habilitação de casamentos entre pessoas do mesmo sexo na Bahia.
O casal está entre os 11 que já estão na fila para o casamento civil. De segunda até quarta-feira, foram sete pedidos de casais femininos e quatro de casais masculinos, sendo nove em Salvador, um em Feira de Santana e um em Eunápolis. Há seis anos, as duas registraram num cartório paulista um contrato de convivência. Depois, oficializaram a união estável. Porém, é num cartório de Salvador que elas vão casar.
Aliás, já há até uma festa programada para fevereiro. “A vida exige que a gente tenha algumas garantias para constituir família, garantir a herança dos filhos. Já estamos habilitadas no Juizado da Infância a adotar, mas desde sempre a gente está atrás da formalização do casamento”, conta Laura.
As duas estão com o processo de adoção adiantado e Laura ainda planeja engravidar. O objetivo do casal, que está concluindo uma reforma em casa, é já estar com o novo membro da família presente no dia da festa de casamento. A batalha de Laura e Maria pela concretização do casamento civil começou em setembro, antes mesmo de o casamento gay ser regulamentado no estado. Leia mais...