BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Descoberta abre caminho para diagnóstico de câncer antes de tumor 'aparecer'

   Cientistas britânicos descobriram uma proteína presente em muitos tipos de câncer, o que poderia, no futuro, levar a um exame único capaz de detectar várias modalidades diferentes da doença. O sistema também poderia ser usado para calcular doses precisas de radioterapia.
     O grupo, baseado no Instituto Gray de Oncologia e Biologia da Radiação, relatou ao Instituto Nacional de Pesquisa de Câncer da Grã-Bretanha ter identificado câncer de mama em ratos semanas antes de um caroço inicial ser detectado. A mesma proteína, chamada gamma-H2AX, é encontrada em tumores de pulmão, pele, rins e bexiga e é produzida como uma reação do organismo a DNA danificado. De acordo com os cientistas, este é um dos primeiros indícios de que uma célula está se tornando cancerígena.

Formação de tumores
   O estudo utilizou um anticorpo que é o 'parceiro perfeito' para a gamma-H2AX e capaz de procurá-la no organismo. O anticorpo recebeu então pequenas quantidades de material radioativo, servindo como 'termômetro' para identificar a presença de câncer no organismo. Caso os médicos identifiquem um acúmulo de radiação num determinado ponto do corpo, há grandes chances de que ali esteja o início da formação de um tumor.

Diagnóstico precoce:

Postagem Anterior Próxima Postagem