O Santuário de Irmã Dulce, localizado no Largo de Roma, em Salvador, se prepara para receber milhares de fiéis e admiradores na próxima segunda-feira (13), quando acontece a Festa em honra à Bem-aventurada Dulce dos Pobres. A missa em homenagem à freira baiana, beatificada no ano passado, começa às 10h e será celebrada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. A programação festiva inclui ainda a realização de uma procissão luminosa pelas ruas do bairro, com a imagem de Irmã Dulce, às 18h.
A missa solene será pontuada com homenagens que lembrarão a trajetória de perseverança e dedicação do Anjo Bom do Brasil, a exemplo de apresentações de maquetes representando locais marcantes por onde a freira peregrinou com seus necessitados. Entre os pontos retratados estão os Arcos do Bomfim, a Rua Ilha dos Ratos, o antigo Mercado do Peixe e o Galinheiro (local onde a beata abrigou 70 doentes em 1949 e que deu origem ao Hospital Santo Antônio).
Escolhido para ser o dia da festa litúrgica de Irmã Dulce, o 13 de agosto representa também a data em que a jovem aspirante Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes vestiu o hábito, pela primeira vez, em 1933, oficializando assim seu ingresso na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Foi também naquela ocasião que Maria Rita passou a adotar o nome de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.
Programação dia 13 de agosto, segunda-feira – Festa em honra da Bem-aventurada: Leia mais...