BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

"Ensino integral está presente em quase 18 mil escolas", diz Dilma

 Destaque desta semana e desta segunda-feira (20), o Programa de Ensino Integral Mais Educação está oferecendo educação em dois turnos em 32 mil escolas públicas de todo o país. Em quase 18 mil escolas, a maioria dos alunos recebe o Bolsa Família. 
   Segundo a presidenta Dilma Rousseff, a prioridade é levar o ensino integral para as regiões mais pobres. No turno complementar das aulas, o aluno tem acompanhamento pedagógico obrigatório. 
   A presidenta também comentou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)."todo país que se desenvolveu, que saiu da condição de país pobre e que se mantém na condição de país desenvolvido, apostou na educação em tempo integral para todas as crianças. "
  É isso que estamos fazendo com o Programa de Ensino Integral Mais Educação. O nosso objetivo é ampliar o tempo de estudo da criança e do jovem na escola, com maior acompanhamento dos professores. E, assim, ao mesmo tempo, estamos assegurando acesso à alimentação de qualidade e ao esporte", disse Dilma. 
   Seguindo ela explicou de que: "Os alunos têm acompanhamento pedagógico obrigatório no turno complementar das aulas, os professores ajudam nas tarefas, tiram dúvidas e reforçam, com aulas, o aprendizado, principalmente de português e matemática. O interessante, é que, muitas vezes, esse acompanhamento é feito também nas atividades fora da sala de aula. Por exemplo, quando o aluno joga xadrez, ele exercita o raciocínio lógico, o que ajuda no aprendizado da matemática. 
   A música e o esporte, ajudam na concentração e na disciplina. Todas essas atividades aumentam o interesse do aluno pela escola e melhoram a autoestima da criança. Em muitas escolas do Programa Ensino Integral Mais Educação, o acompanhamento pedagógico é feito nas oficinas de alfabetização, leitura e redação" declarou. 
  A mandatária nacional falou ainda sobre os dados divulgados na última semana, sobre a qualidade de ensino no país, onde, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Brasil teve nota 5 no Ideb Nacional, superando a meta de 2011 e também a de 2013.
   "Nós tivemos bons resultados também, Luciano, nos anos finais do Ensino Fundamental. O Ideb atingiu 4,1, também acima da meta para 2011. Mas, além de continuar avançando no Ensino Fundamental, temos um grande esforço a fazer no Ensino Médio. Por isso, a educação em tempo integral é tão importante, principalmente quando, junto com ela, vem a melhora dos currículos que nós estamos fazendo no Ensino Médio. 
  Várias ações, como o Programa Ensino Fundamental Mais Educação, estão ajudando a melhorar a qualidade da educação no nosso país. A escola pública pode, sim, ser uma boa escola e esta vitória também é dos nossos professores", finalizou.
Postagem Anterior Próxima Postagem