A presidente da República, Dilma Rousseff, estará na Bahia nesta próxima sexta-feira (13), às 10h, para participar do lançamento da pedra fundamental da obra do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe, em nosso recôncavo baiano. Em seguida, ela participará da cerimônia de lançamento da plataforma P-59, da Petrobras, na mesma região.
Voltado para construção e integração de unidades offshore, como plataformas, navios especializados e unidades de perfuração, o Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) será construído a partir de um consórcio formado pelas empresas baianas Odebrecht e OAS, a carioca UTC e a japonesa Kawasaki. O empreendimento, que deve iniciar suas operações em 2014, está localizado na Foz do Rio Paraguaçu, no município de Maragogipe.
Considerado um dos maiores do setor no país, o estaleiro ocupará uma área de cerca de 1,6 milhão de metros quadrados, dos quais 400 mil serão destinados à preservação ambiental. Os investimentos no estaleiro são da ordem de R$ 2 bilhões e sua carteira de contratos inclui clientes como Petrobras e Sete Brasil.
Quando estiver operando a plena capacidade, o estaleiro poderá processar até 36 mil toneladas de aço por ano, construindo navios de altíssima especialização, como sondas de perfuração e FPSOs, [Floating Production, Storage Offloading], que poderão ser fabricadas simultaneamente.
