Considerado o futuro da medicina moderna, o tratamento com células-tronco já é uma realidade em Salvador. Sob a coordenação do professor e ortopedista Gildásio Dalto, pesquisadores do Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) desenvolveram um tratamento para pacientes com necrose óssea em estágio inicial que possui mais de 90% de eficácia comprovada.
Até o momento, mais de 60 pessoas foram submetidas com sucesso à técnica, o que transformou o estado da Bahia em referência nacional quando o assunto é a aplicação de células-tronco para curar doenças nos ossos. “Somos procurados por pacientes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e várias outras partes do país. Hoje, possuímos cerca de 200 pessoas na fila para passar pelo procedimento e realizamos, em média, oito cirurgias por mês.
Somos o único centro no Brasil autorizado a realizar este tratamento, o que proporciona um destaque ainda maior para o nosso trabalho”, afirmou o professor Gildásio Dalto, que também é chefe do departamento de cirurgia experimental e especialidades cirúrgicas do hospital. (Tribuna).