Grêmio e Palmeiras se enfrentaram na Arena do Grêmio, no primeiro confronto da final da Copa do Brasil e os paulistas levaram a melhor, vencendo por 1 a 0 fora de casa.
A primeira etapa foi com o Palmeiras tendo mais a posse de bola e estudando o Grêmio, que quando tinha oportunidade tentava acionar os pontas, bem marcados pela defesa palmeirense. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 31 minutos. Raphael Veiga cobrou escanteio na medida para Gustavo Gómez. O zagueiro cabeceou firme, Paulo Victor quase defendeu, mas ela morreu no fundo do gol. O Grêmio, acostumado a ter a bola o tempo todo, não conseguiu responder e quase sofreu o segundo nos acréscimos da etapa inicial. Raphael Veiga achou lindo passe para Luiz Adriano que dominou e, cara a cara com Paulo Victor, isolou a bola.
No segundo tempo, novamente o Palmeiras dominou o Grêmio na marcação e Raphael Veiga, fazendo boa partida, deu outro passe para um companheiro fazer gol. O camisa 23 se antecipou ao zagueiro gremista, deu um lindo drible entre as pernas e tocou para Rony, que na entrada da pequena área isolou. O verdão dominava até os 19 minutos, quando Luan acertou uma cotovelada em Diego Souza e foi expulso de campo. Abel Ferreira foi obrigado a fazer substituições e o Palmeiras começou a se defender apenas. O Grêmio, precisando empatar a partida, não levou perigo e teve apenas uma boa oportunidade em bate-rebate dentro da área.
As duas equipes voltam a campo para a decisão da competição no próximo domingo, 07/03, às 18h.