Prefeito Mário Alexandre
O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), afirmou hoje (1º), em entrevista à TV Santa Cruz, que a Prefeitura de Ilhéus vai cassar o alvará de empresas flagradas desrespeitando, de forma reincidente, o decreto estadual que suspendeu atividades não essenciais na maior parte da Bahia, inclusive no território ilheense, até as 5 horas dessa quarta-feira (3).
Marão enfatizou que nenhum governante quer fazer ações tão duras. “Mas, a gente precisa privilegiar o bem maior, que é a vida das pessoas”, explicou.
Na entrevista, a repórter Izabella Freitas informou ao prefeito que não viu número grande de fiscais nas ruas de Ilhéus nesta segunda-feira (1ª), enquanto muitos lojistas desobedeceram o decreto do Governo do Estado. “Existe a possibilidade de aumentar essa fiscalização, aumentar essas equipes? O que acontece quando essas empresas são flagradas desobedecendo esse decreto?”, perguntou a jornalista. O prefeito respondeu assim:
– Eles precisam entender que existe um decreto e esse decreto é justamente para evitar aglomerações em todos os locais, não só lojistas, mas em bares, restaurantes. Nós temos um setor de fiscalização, onde temos acometidos alguns funcionários, também adquiriram Covid. Nós estamos, na medida do possível, junto com a Polícia Militar, combatendo aqueles que estão desobedientes. É claro que a gente vai rever, é multado, se tiver reincidência, pode ser cassado o alvará. Tudo isso é discutido posteriormente com os donos de loja, donos de empreendimentos. Então esse é o nosso objetivo: que eles tenham entendimento, que eles vejam que a gente pode tá como em outros estados, em outros lugares, as pessoas procurando ar nas portas dos hospitais públicos e conveniados e a gente não conseguir atender.
Nesta tarde, o governador Rui Costa (PT) vai se reunir com prefeitos de cidades baianas, inclusive o de Ilhéus, para discutir a situação epidemiológica do estado e a possibilidade de prorrogação das medidas restritivas que visam conter o avanço da pandemia de Covid-19.
Nesta segunda-feira, 68 dos 70 leitos de UTI Covid do SUS em Ilhéus estão ocupados por pacientes em estado grave de saúde.