O prefeito de Itapitanga, José Roberto Tolentino dos Santos (PSB), conhecido como Ró de Beto, foi denunciado no Ministério Público Federal e também na Polícia Federal pelo suposto crime de improbidade administrativa.
Segundo apurou o blog Ipolítica, a prefeitura de Itapitanga não consegue pagar em dias os professores da rede municipal e desde a última greve da categoria, em 2018, o reajuste salarial determinado por lei não foi efetuado aos profissionais da classe. O blog recebeu informações de que na folha de pagamento da educação existem funcionários que estão trabalhando em outro município, porém recebendo pela prefeitura de Itapitanga, funcionários fantasmas e salários altíssimos.
Outro ponto da denúncia apresentada, é um pagamento a um escritório de advocacia, Porto Advocacia e Consultoria, no valor de R$ 36 mil reais, tirado dos recursos próprios do município no mês de junho de 2020, sendo que o reajuste salarial destinado aos professores seria exatamente nesse mesmo valor. A denúncia também aponta desvios e aplicação de recurso sem licitação da verba destinada ao Covid-19 (Coronavírus), com o superfaturamento chegando a 736% em cima do dinheiro recebido para o Covid.