BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

Ibicaraí: "o urbanismo e o paisagismo na avenida principal do município está em acordo com cidades que demonstram preocupação com a qualidade de vida de seus habitantes." disse o geógrafo

A reportagem do Folha da Região 2.0 conversou com o geógrafo, Gabriel Santos, licenciado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), sobre as transformações que estão em curso na avenida São Vicente de Paula e Professor Otávio Monteiro. O geógrafo falou que em cidades que buscam mais conforto aos seus habitantes, incluindo conforto térmico, a jardinagem e arborização são a tônica. Segundo ele, Ibicaraí apresenta no momento um projeto inovador que vai de encontro a uma melhor qualidade de vida para os moradores. 
Foto 1: Modelo de cidade em que há harmonização com a natureza

"visitando a cidade observamos que o projeto incluí uma organização nos estacionamentos, intercalados por um enorme canteiro, que certamente terá uma linda jardinagem e árvores o que a longo prazo é simplesmente o sonho de qualquer morador, pois além de trazer um enorme conforto térmico também existe a questão do visual, do designer alinhado com cidades que já conseguiram este feito. Em realidade o município ganha um presente..."Observou Gabriel.
O geógrafo também observou que por uma questão de costume os motoristas querem estacionar exatamente em frente aos estabelecimentos aos quais vão buscar produtos ou serviços, no entanto, segundo ele, é somente um costume que com o tempo haverá a devida adaptação "observe o exemplo de cidades como Ilhéus e Itabuna, as pessoas estacionam os seus carros onde tem vaga, e quase nunca é em frente a loja, e elas vão andando até os estabelecimentos." disse Gabriel.
Foto 2; Cidade com arborização e canteiros em sintonia com o meio urbano

Em nossa pesquisa para construir essa pequena matéria descobrimos também que "os benefícios econômicos e sociais referem-se à promoção das cidades. Sendo atração turística quando algumas ruas, bairros ou municípios podem ser conhecidos pelas árvores que têm plantadas, bem como jardinagem. Há, também, valorização de imóveis próximos a áreas arborizadas e redução do consumo de energia em condicionadores de ar, tanto no verão, pela sombra de árvores, quanto no inverno, pela ausência de sombra, no caso de espécies decíduas .Outro importante benefício se dá pela oportunidade de educação ambiental à população: as pessoas aprendem sobre o meio ambiente ao notar a clara diferença entre as áreas arborizadas e as áreas construídas. É preciso lembrar que para a arborização cumprir com os seus benefícios é necessário investimento, assim como em qualquer outro serviço de utilidade pública". Copel
Foto 3: Avenida São Vicente de Paula em Ibicaraí, desconforto inicial será recompensado.

No caso especifico de Ibicaraí a Avenida São Vicente de Paula e Professor Otávio Monteiro que já passaram por transformações a empreitada atual estará desdobrando em uma modernização que assusta alguns, por tirá-los da sua zona de conforto e alegra outros que veem a inovação chegar, de qualquer sorte o benefício é geral.
Postagem Anterior Próxima Postagem