O tetracampeão admitiu que ele e a Ferrari podem ter que tomar uma decisão sobre o futuro antes do primeiro GP de 2020
Sebastian Vettel está em seu último ano no contrato atual com a Ferrari, e, no início do ano, tudo indicava que o tetracampeão da Fórmula 1 continuaria com a equipe, com a renovação sendo assinada ainda no início da temporada.
Porém, com a pausa da F1 devido à Covid-19, o assunto foi deixado temporariamente de lado. Mas, com a possibilidade da F1 não retornar nos próximos meses, Vettel sugeriu que ele e a Ferrari deverão conversar sobre o assunto antes mesmo da primeira corrida de 2020.
"Eu acho que um dos pontos-chaves agora, para todos, independente de fazer parte do esporte ou não, é manter a paciência", disse Vettel, em entrevista a jornalistas, quando perguntado sobre o momento de fechar um novo acordo.
GP da Itália de 2008
"Isso obviamente depende de quando teremos a primeira corrida. E há uma chance de termos que tomar uma decisão antes disso, porque, no momento, parece que não teremos corridas antes de junho e até mesmo julho. Acho que todos estamos esperando".
Vettel e a Ferrari começaram a discutir sobre o novo contrato na pré-temporada, mas as prioridades mudaram após o GP da Austrália, quando a pandemia atingiu a F1.
"A maior prioridade, acho, depois da Austrália, passou a ser entender com o que estamos lidando, o que eu acho que ainda não está muito claro", disse. "Obviamente, a Itália foi um dos primeiros países da Europa atingidos. Então eu acho que o foco nacional estava nisso".
"Eu acho que ainda teremos mais tempo nas próximas semanas. O primeiro GP não deve acontecer por algum tempo, infelizmente, mas sim, com certeza nos dará mais tempo para falar sobre isso".
Uma extensão de contrato na programação original levaria Vettel conheceria a nova era a F1 já no ano que vem, mas o adiamento do novo regulamento significa que ele precisará ficar pelo menos mais dois anos no grid antes de correr no novo carro.
Porém, ele sugeriu que um novo contrato seguiria exemplos recentes de múltiplos anos de duração.
"Eu acho que, qualquer que seja o acordo, será o que eu e a equipe estaremos confortáveis. Normalmente, os contratos que eu tive no passado eram de três anos de duração".
"Eu sei que sou um dos pilotos mais experientes na F1, mas eu não sou o mais velho e não acho que existe um limite para isso. Então, como disse, creio que vamos decidir o que mais sentirmos confortáveis".
1950: Ferrari 125
Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead.