BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA
BAHIA EXTRA

IBICARAÍ: Prefeito Lula Brandão reúne-se com empresários; veja o que ficou decidido sobre a reabertura do comércio local

Na manhã desta sexta feira, 27, estiveram reunidos o prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, e empresários do município. A pauta foi a reabertura do comércio local, que está fechado graças a um decreto municipal promulgado devido a crise do novo coronavírus. 
O Major Wesley Siqueira abriu a reunião falando sobre a necessidade do controle do contágio e de manter o período estipulado de quarentena, bem como o controle das entradas da cidade. Já o juiz Alex Vinícius disse da necessidade de entrarmos em um acordo para tentar voltar a normalidade. 
O representante do ServBem supermercado abordou a questão que; os caminhões de suprimentos não podem ser barrados, já que existe a necessidade da entrada de mercadorias.
O prefeito Lula Brandão abordou em sua fala que serão feitas algumas adequações e medidas de ajustes serão tomadas. Lembrou ainda que não é possível reter a entrada de mercadorias, já que o interesse de controle é sanitário, observando sempre as condições das pessoas, dos motoristas e transeuntes. 
O gestor também falou desse período crítico e da necessidade de manter a cidade operacional, mas priorizando a vida das pessoas. Ele disse ainda que não há qualquer caso confirmado na cidade, do COVID-19, e lembrou a importância do trabalho da Secretaria de saúde e de seguir os protocolos do técnicos, médicos, enfim. 
Lula também disse dos casos suspeitos e que vai, junto com a Polícia Militar, e a Secretária de saúde, buscar melhorar os protocolos de gerenciamento da crise.
A Secretária de Saúde, Jamille, disse dos casos que estão sendo monitorados, normalmente pessoas que vieram de fora do município, e do abastecimento de verbas e equipamentos médicos que não chegam, nem do governo estadual e também do governo federal. Ela alertou que não há leitos de UTI na região, disse da preocupação com a população com carentes, e deixou claro que a responsabilidade é grande demais para abrir o comércio neste momento.
O Pedido da maioria dos empresários presente foi para reabrir o comércio, mas o prefeito disse que antes é preciso ouvir as autoridades sanitárias, devido as responsabilidades das autoridades bem como dos comerciantes, caso não esperem o tempo de resultados de exames que estão em salvador, bem como do período de encubação da doença, para se ter uma noção mais clara, como estão fazendo outras cidades pelo mundo. 
Sendo assim o prefeito apelou para o bom senso dos presentes. Ele pediu para ser resguardado os 7 dias restantes, e enfim os empresários concordaram e apenas as lojas de materiais de construção serão abertas, como já foi feito em outras cidades, por terem materiais úteis até mesmo à área sanitária. 
Uma nova reunião ficou acertada para a próxima semana. 

Por: Sizenando Oliveira - Jornal Folha da Região 2.0
Postagem Anterior Próxima Postagem