A fiscalização com bafômetro - aparelho que mede a concentração de bebida alcóolica em uma pessoa - é o foco principal da Operação Carnaval 2015, que começou na segunda-feira, 9, e segue até a Quarta-feira de Cinzas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) estima em 40% o aumento do fluxo de veículos nos dias de maior movimentação: saída (sexta e sábado) e retorno (terça e quarta).
"O Carnaval requer reforço na atenção por ser mais violento em decorrência do uso abusivo de álcool", destacou o inspetor Diego Egito. Durante o período, a PRF intensificará a fiscalização em trechos como as BRs 324, 116 e 101. No extremo sul, entre Eunápolis e Porto Seguro, na BR-101; e BRs 135, 242 e 020.
O posicionamento estratégico de viaturas levará em conta, segundo a PRF, informações fornecidas pelo setor de estatísticas do órgão sobre dias, horário e locais em que há mais ocorrências de acidentes. No entanto, esses aspectos não foram informados pela PRF. "Este ano, a gente conta com o auxílio de um helicóptero da PRF para prestar qualquer tipo de ajuda como remover rápido, se necessário, alguma vítima para um hospital", acrescentou o inspetor Egito. Policiais também contarão com o auxílio de radares, portáteis e fotográficos. (ATarde)