Muitas dúvidas preenchem as cabeças de pais e mães na hora de decidir sobre quais esportes os filhos devem praticar. Com que idade começar? Qual é a modalidade mais indicada? A partir de quando eles devem entrar em competições?
Mario Cesar Martins, proprietário da Academia Científica Atitude, em São Paulo, e especialista em reabilitação e tratamento preventivo de patologias osteo-mio-articulares, dá algumas dicas para os pais nesse momento tão especial da vida dos pequenos. Segundo ele, o exercício físico é fundamental para auxiliar o crescimento, manter níveis adequados de colesterol e triglicérides e proporcionar um gasto energético que evite problemas como obesidade e diabete.
“Geralmente, o primeiro contato dos pequenos com esportes vem com a natação ou a yoga para bebês, antes mesmo de eles completarem um ano. A natação é uma atividade muito importante para a parte respiratória, para eles desenvolverem a coordenação motora e também para defesa no meio aquático”, explica. Já a partir dos dois anos, dependendo da maturidade da criança para entender os comandos, os pais podem pensar em matriculá-la em um esporte individual.
Martins acredita que o judô é uma aposta certeira. “O judô é um esporte completo para eles, pois, além de desenvolver a coordenação motora tanto dos membros superiores quanto dos inferiores, auxilia no equilíbrio físico e emocional, dando postura e segurança para a criança enfrentar problemas que vão aparecer no decorrer de sua infância, como o bullying”.